Como não perder o Inglês depois do Intercâmbio,

5 dicas para não perder o Inglês depois do Intercâmbio.

11:18:00 Fernanda Gumz 0 Comments

Voltou do Intercâmbio e não sabe como continuar praticando a língua estrangeira
Se liga nessas dicas que eu vou dar que são de ouro, vai por mim, que funcionam!!! 
Eu morei um ano nos EUA e com um mês de retorno ao Brasil notei que já estava começando a me "embaralhar" na hora de falar inglês. Isso porque lá, eu falava Inglês praticamente o tempo todo, e todos os dias, sem falar que eu escutava tudo em Inglês, o rádio no carro, a TV quando estava ligada, quando eu andava pela rua as pessoas estavam conversando em inglês, etc. Portanto a língua estava realmente presente na minha vida 24h por dia sim, porque até sonhar em Inglês eu sonhava depois de um tempo. 
Depois que eu voltei para cá (Brasil) isso acabou, tudo voltou para o português, desta forma o cérebro da gente já vai voltando ao que era antes e começa a ir, aos poucos, esquecendo certas palavras e expressões. Com isso eu vi que eu estava precisando fazer alguma coisa para continuar treinando o meu Inglês, e que os filmes, mesmo com a legenda em inglês, e as músicas não eram mais o suficiente para manter meu nível adquirido nos EUA nesse um ano de estadia, por assim dizer. Foi então que eu descobri outras formas de continuar praticando e eu vou dividir tudo isso com vocês! Empolgados?

1. Assista filmes/séries em Inglês mas com a legenda em Inglês também, se for sem legenda melhor ainda: Não adianta você colocar um filme em inglês e deixar a legenda em português achando que você estará praticando porque é aí que você se engana. Quando a legenda está em português nosso fica "acomodado" e sabe que se ele não se esforçar para entender o que eles falam, está na legenda em português ali, de fácil entendimento e pouco esforço, afinal de contas o português é a sua língua confortável. Então ao invés de deixar seu cérebro na boa, dá um sustinho nele colocando a legenda em Inglês também, assim você pratica bem mais, e depois com o tempo, quando você sentir que está mais preparada(o), você tira a legenda e deixa só o audio, assim será ainda melhor, principalmente para treinar o seu listening. Vamos colocar nosso cérebro para trabalhar meu povo!

2. Coloque a sua rádio predileta de lá para tocar: Sempre que eu estou com meu tempo livre, ou ainda, assim que eu entro no carro eu coloco a minha estação favorita que eu ouvia lá para tocar, que no caso são duas, a All the hits 107,3 e a Hot 99,5 que são as estações de Washington DC. Dá para colocar no celular pelo app chamado iHeartRadio que é o que eu faço, coloco a minha estação favorita para tocar no carro e vou para o trabalho ou qualquer outro lugar escutando-a, como se fosse a radio do próprio carro tocando, as vezes até me sinto meio que nos EUA. Dá para matar um pouquinho a saudade, e vai por mim, isso treina bastante o listening

3. Leia livros em Inglês em voz alta: Ler livros em inglês ajuda muito por si só, agora, quando você lê em voz alta, isso ajuda muito a melhora da pronúncia inclusive na sua percepção própria de como você está falando. Quando a gente lê em inglês no pensamento nosso cérebro busca alguma referência de alguém falando inglês corretamente e consequentemente em pensamento a pronúncia acaba saindo certo ou ainda caso não saia, você não perceberá e se perceber não vai se esforçar para corrigir. Quando a gente lê em voz alta é, nada mais nada menos que, a nossa própria pronúncia em destaque, a qual nós escutaremos, e as vezes até vamos nos "embaralhar" um pouco quando falarmos, o que fará a gente repetir inclusive a palavra que não saiu tão certo da primeira vez. Entenderam? Então bóra soltar esse gogó e ler em voz alta. 

4. ESL PODcast: Este é um app muito bom com áudios de conversas em Inglês em diversas situações da vida e do dia a dia. O app apresenta um texto com o tema que você escolher, com o diálogo em áudio, primeiro mais devagar, depois o professor explica o diálogo dando o significado de cada palavra usada na conversa, depois da explicação o áudio do diálogo rola novamente mas dessa vez em velocidade normal. A explicação dada pelo professor é toda em Inglês, inclusive, ele mora em Miami e parece que tem uma escola de ESL por lá, me corrijam se eu estiver errada. Tentei procurar o nome do professor mas não achei. Eu achei esse app muito bom para o aprendizado de novos vocabulários, além de, é claro, ajudar no listening. Então coloca esse fone e bóra acrescentar esse vocabulário. 

5. Converse em Inglês: Se você tem alguém, amigo ou parente eu seja lá quem for, que saiba falar Inglês também, pratique seu speaking com essa pessoa. Essa tem sido a parte mais difícil para mim no momento, por mais que eu tenho o Rodolpho para praticar, sempre que a gente começa a falar em inglês alguma hora a gente se perde e sai alguma coisa em português, seja porque não sabemos alguma palavra ou expressão ou ainda porque acabamos automaticamente falando em português. A verdade é que eu sinto muita falta de falar inglês assim de verdade sabe? Porque quando eu falava com a minha menina por exemplo se eu não sabia falar algo ou não entendia algo eu tinha que dar um jeito de me expressar e entender aquilo em inglês mesmo. Então fugi um pouquinho né mas é isso, dêem um jeito de praticar esse speaking e foco.

You Might Also Like

0 comentários: