Au Pair,

Como agendar o visto J1? (APIA)

17:53:00 Fernanda Gumz 1 Comments


Olá pessoal!
Tudo bem com vocês?

Hoje eu venho com um post que eu acredito que será de grande ajuda para muita gente: Como e o que fazer para agendar o visto?
Primeiramente deixo claro que eu vou dar o  passo a passo para o agendamento de visto para Au Pair. 
Tirando que é um processo chato o preenchimento do DS160 e doido pagar a taxa consular. O resto é de boa. Mas calma que eu não cheguei na entrevista ainda, então quando eu souber como é, tranquiliza que eu vou contar tudinho. Sim eu estou com medo!
Antes de tudo isso, de preencher o DS160, aguarde a APIA enviar a você o seu DS2019 e a taxa SEVIS paga! Você receberá pelo correio.

Vamos ao tutorial?

Vamos preencher o DS160:
1º Passo - Acesse o seguinte endereço https://ceac.state.gov/genniv/. Selecione o consulado que você vai aplicar para o visto (Brasília São Paulo, Recife ou Rio de Janeiro) e clique em START A NEW APPLICATION.

2º Passo - Application Information:
Você terá que preencher uma pergunta de segurança, é assim que você poderá recuperar seu formulário. Tire um print do seu ID de registro do formulário, e lembre-se da resposta da pergunta de emergência.
ATENÇÃO! Se você não estiver utilizando o site por mais de 20 minutos, sua sessão irá expirar e todas as informações inseridas, serão perdidas, portanto, leia atentamente todas as informações! Nós recomendamos que você frequentemente clique em SAVE que está no fim de cada página preenchida. Você poderá também, salvar essas informações como um arquivo no seu computador. Anote também o ID de registro, e lembre-se da resposta da pergunta de segurança que o site solicita logo no início do formulário.

3º Passo - Personal information, address e passport information:
Complete cada campo com seus dados pessoais. Emsurnames seu sobrenome e abaixo seu primeiro nome. Em full name in native alphabet, coloque does not apply, a não ser que seu nome seja japonês, americano, ou qualquer outra origem.
Logo abaixo eles perguntam se você já usou algum outro nome (solteira, religiosa etc). E se tem algum "telecode" que represente o seu nome.
Depois, sexo,  estado civil, data de aniversário, cidade, estado, país.
Coloque então, sua nacionalidade e se tiver outra nacionalidade clique em yes, se não tiver, clique em no.
Coloque seu endereço residencial (pode ser em português), e se quiser colocar algum endereço adicional sinta-se a vontade :), eu não coloquei, cidade, estado, CEP e país. 
A próxima pergunta é se seu endereço residencial é o mesmo para correspondência (para entrega do visto), coloca seus telefones e seu e-mail.
Lembre-se que todas as informações contidas nesse formulário, deverão ser as mesmas que as informações contidas em seu passaporte! Certifique-se que seu endereço e telefones estão corretos, pois o seu passaporte será enviado para esse endereço cadastrado. No PASSPORT/ TRAVEL DOCUMENT TYPE, coloque “REGULAR” e no PASSPORT BOOK NUMBER, coloque does not apply.
Agora você coloca as informações de onde seu passaporte foi emitido: Cidade, estado, país, a data que foi tirado e a data que vence (essas infos são encontradas no próprio passaporte) e embaixo pergunta se você já perdeu seu passaporte ou se foi roubado alguma vez. No meu caso: NO!

4º Passo - Travel Information:
Nessa área você deverá colocar o propósito de sua viagem, selecione a opção EXCHANGE VISITOR (J), e especifique o tipo de visto a ser solicitado, no caso do programa Au Pair o visto será EXCHANGE VISITOR (J1). Você deverá colocar a data do seu embarque, em INTENDED DATE OF ARRIVAL e depois na questão INTENDED LENGTH OF STAY, a resposta correta é “12 MONTHS” (automaticamente seu visto estará válido para o 13° mês).
Em seguida, em ADDRESS WHERE YOU WILL STAY IN THE US: coloque o endereço de sua host family, disponível em sua confirmação de placement no application online e no placement package. No PERSON/ENTITY PAYING FOR YOUR TRIP selecionar “COMPANY/ORGANIZATION” e digitar: AIFS, AU PAIR DIVISION, telefone: 203 399 5000; no campo RELATIONSHIP TO YOU, favor responder “EMPLOYER”.

IS THE ADDRESS OF THE PARTY PAYING FOR YOUR TRIP SAME AS YOUR HOME ADDRESS: selecionar “NO” e digitar: US office address, AIFS, AUPAIR IN AMERICA DIVISION, 1 High Ridge Park, Stamford, Connecticut, 06905, USA.

5º Passo - Travel Companios Information:
Nessa questão, TRAVEL COMPANION, selecionar “NO”.

6º Passo - Previous U.S. Travel Information
Complete essas questões de acordo com suas tentativas de visto e visitas anteriores aos Estados Unidos.
Basicamente são: se você já esteve no EUA, se já foi emitido algum visto pra você antes (assinale yes mesmo se o visto tenha sido negado), aqui pergunta se você já teve algum visto negado (se você teve, aqui você assinala yes, independente de qual tenha sido o visto e o motivo e embaixo você escreve porque, se você não souber coloque: I don't know why) e a outra pergunta é se alguém já entrou com um visto de imigrante no seu nome, a resposta para essa é: NO!! 


6º Passo - U.S. Point of Contact Information:

Em CONTACT PERSON, digirar em SURNAME: “FERRY” e em GIVEN NAME: “RUTH”. Já em ORGANIZATION NAME, por favor, escrever AIFS AU PAIR DIVISION e no campo RELATIONSHIP TO YOU, colocar “EMPLOYER”. O endereço é 1 High Ridge Park, Stamford, Connecticut, 06905, USA. Telephone number: 203 399 5000 e e-mail: rferry@aifs.com



7º Passo - Family information – Relatives:

Coloque as informações de seus pais, sobrenome, nome, data de nascimento e se eles estão no EUA.

Depois eles perguntam se você tem parentes nos EUA, responda de acordo. No meu caso NO.

8º Passo - Present Work/ Education/ Training Information:
Aqui você coloca com o que você trabalha, se for outros, você escreve o que faz no espcaço logo abaixo. Eu por exemplo coloquei other, e coloquei que trabalho como psicóloga voluntária em uma ONG. Depois coloque, o nome do empregador ou da escola que estuda, o endereço, cidade, estado, CEP, telefone, país, quanto recebe no emprego e descrever seu serviço. (Coloquem então o valor do seu salário sem os centavos, como eu trabalho como voluntária eu coloquei que não se aplica (does not apply).
Ou então, se você não estiver trabalhando no momento, também deverá clicar na opção OTHER e explicar. Por exemplo: “I am not currently employed because I have just graduated from college”; ou então “I am not currently employed because I gave up my job to be an Au Pair”. Se você estiver trancando seus estudos para participar do programa, você deverá selecionar a opção STUDENT e depois dar informações sobre sua instituição de ensino. Mas, se você acabou de se graduar, favor selecionar a opção OTHER e explicar, por exemplo: “I have just graduated”, então, coloque o nome de sua universidade. LEMBRE-SE!

9º Passo - Previous Work:
Aqui ele pergunta se você teve outro emprego, se sim, você especifica tudo novamente.

10º Passo - Medical and Security and Background:
Todas as questões são obrigatórias e todas as respostas devem ser “NO”. Favor contatar o seu entrevistador Experimento caso alguma resposta seja “YES”.

11º Passo - Additional point of contact:
Complete esse campo com o contato de duas pessoas que estejam no Brasil e que saibam que você está participando do programa Au Pair, e que não sejam membros de sua família. Indico que essas pessoas sejam empregadores atuais ou anteriores ou um professor.

12º Passo - SEVIS Information:
O número de identificação SEVIS está localizado no canto superior direito de seu DS2019 (Certificate of Eligibility for J1 visa) e começa com “N000(...)”. No campo “PROGRAM NUMBER”, você deve colocar “P-3-05214”.
Selecione “YES” para a questão “DO YOU INTEND TO STUDY?” Como você está participando do programa Au Pair, você ainda não sabe onde irá estudar. Nesse caso, você deverá responder as perguntas dessa seção com os seguintes dados: 1 High Ridge Park, Stamford, Connecticut, 06905, USA. Nos campos “NAME OF SCHOOL” e “COURSE OF STUDY” – completar com – AU PAIR PARTICIPANT – NOT YET KNOWN.

13º Passo - Sign and Submit:
Você está quase terminando o preenchimento do seu formulário! Clique em “REVIEW” e verifique se todas as informações estão corretas, incluindo a sua foto. Se estiver tudo correto, clique em “SIGN”, depois em SIGN AND SUBMIT, digite o número de seu passaporte e os caracteres que você verá na tela. Após submeter, irá aparecer a tela de confirmação que você deverá imprimir e levar com você ao consulado no dia de sua entrevista.

IMPRIMA A PÁGINA DE CONFIRMAÇÃO “CONFIRMATION PAGE” E COLOQUE-A JUNTAMENTE COM O DS 2019 E OS DEMAIS DOCUMENTOS QUE VOCÊ DEVERÁ APRESENTAR NO CONSULADO NO DIA DE SUA ENTREVISTA.

VISTO:
2º PASSO: Clique na opção criar conta, depois clique em LI E COMPREENDI e confirme! 
3º PASSO: A caixa de diálogo se abrirá perguntando se você já acessou o sistema antes: “Eu já inseri minhas informações pessoais para criar uma conta, paguei a taxa, ou agendei uma entrevista neste sistema.” Se esta é a sua primeira vez acessando o site, selecione “NÃO”.
4º PASSO: Insira suas informações (nome, número de telefone, e-mail, número do passaporte, data de nascimento e nacionalidade) nosdois campos requeridos.
5º PASSO: Digite as duas palavras na caixa e então clique em “Criar uma Conta”.
6º PASSO: Clicar em “agendar uma entrevista”.
7º PASSO: No campo de propósito da viagem, selecione “visto de não-imigrante” e depois a opção “agendamento de visto comum”. Depois, disso clique em “agendamento comum de visto” e selecione a opção “todos os outros (Estudantes, Viagem, Trabalho Temporário, etc.)”, em seguida a opção “ visitante de intercambio (J1, J2)”.
Selecione o consulado onde você irá realizar a sua entrevista e obtenha mais informações sobre o visto a ser solicitado na tela seguinte.
8º PASSO: Aqui você escolhe o tipo de entrega, CASVs ou no seu ENDEREÇO. Eu optei por chegar no meu endereço! O local do serviço postal selecionado será listado no e-mail de confirmação recebido após o agendamento da entrevista. Os requerentes devem checar este site para obter o status de devolução dos seus documentos. Quando os documentos estiverem prontos para serem entregues ou obtidos, os requerentes devem fornecer uma identificação oficial para receber seus documentos.
10º PASSO: Selecione a opção pagar com cartão de crédito ou boleto. Imprima o boleto (se você selecionou essa opção), e somente depois de 2 dias úteis após o pagamento você poderá agendar seu visto!

Passado os 2 dias úteis você está liberado para agendar o visto. Então... BORA LÁ!

2º PASSO: Clique em LOGON.
3º PASSO: Selecione Li e compreendi as informações acima e clique em confirmar!
4º PASSO: Verificação de conta existente, clique em SIM.
5º PASSO: Insira seus dados.
6º PASSO: "Em o que deseja fazer?" clique em "agendar uma entrevista"
7º PASSO: Novamente no campo de propósito da viagem, selecione “visto de não-imigrante” e depois a opção “agendamento de visto comum”. Depois, disso clique em “agendamento comum de visto” e selecione a opção “todos os outros (Estudantes, Viagem, Trabalho Temporário, etc.)”, em seguida a opção “ visitante de intercambio (J1, J2)”.
8º PASSO: Local onde deseja fazer a entrevista
9º PASSO: Informações gerais do visto - Clique em continuar.
10º PASSO: Aqui a sua escolha feita anteriormente já estará salva. Como eu optei endereço meu endereço já estava preenchido. Clique em continuar.
11º PASSO: Verifique se as infirmações estão corretas e clique em continuar novamente.
12º PASSO: Preencha com o número da SEVIS. Aquele do cantinho direito que começa com N000...
13º PASSO: Selecione a opção boleto novamente. E clique em continuar.
14º PASSO: Insira o número do recibo da taxa MRV do solicitante. esse número se contra no campo "nosso número". (Terceiro 'quadradinho' do lado direito do boleto bancário. E clique em ENVIAR!

PS. Se você solicitou pagamento em cartão de crédito eu não sei, mas acho que pula a parte de ter que esperar os dois dias úteis, eu acho que já dá para agendar o visto direto. Não sei informar com certeza, pois paguei pelo boleto!

UFFA!!!! Cansaram? Eu também!

Algumas dessas informações eu tirei do blog da Fernanda Dwornik mas como ela é APC, achei válido eu colocar para a APIA já que algumas, muitas, coisas são diferentes na hora de preencher.
Créditos especiais à Daine Cristine também que me passou toda a documentação que a APIA fornece para ajudar. que para mim ajudou e MUITO, mas alguns pontinhoS ficaram assim mais para lá do que para cá. Então fiz o post o mais detalhado que eu pude, para não ficar nadica de nada a desejar! E espero muito que ajude vocês!

Qualquer dúvida, deixo disponível a documentação fornecida pela APIA. Faça o Download clicando aqui.


Boa Sorte!!!!!!!!!!!!

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